quinta-feira, março 29, 2007

sushi

Já lá vão uns anos desde que me rendi à gastronomia nipónica. Ao ponto de, ocasionalmente, me apetecer comer sushi e afins. É estranhamente obsessivo. Como o J. me acompanha plenamente nestas aventuras gastronómicas pelas cozinhas do mundo (de que ambos somos fortes entusiastas, na verdade), é rara a semana que passa sem uns nigiri ou sashimi...

Na cozinha japonesa, gosto especialmente da cor, da mistura inesperada, da apresentação primorosa, do rigor geométrico, da leveza digestiva, e, claro, do sabor. Adoro os sabores.

E de tanto gostar, tinha que experimentar fazer... Há uns anos uma amiga já me tinha oferecido um pequeno livro de receitas de sushi e um pacote de algas nori (com que se enrolam os maki), mas a verdade é que fui sempre adiando o derradeiro momento da experiência. Um curso de culinária na Garfos & Letras, prenda de natal do J., era o pretexto que faltava. E este foi o resultado - já em casa - dessa aprendizagem. Muitas e boas experiências se avizinham. O limite do sushi é a nossa imaginação. Gosto de uma cozinha assim.


7 comentários:

Elsa Fernandes disse...

Uau! Que bem te saíste! :)

Anónimo disse...

inOlá,

Queriamos dar a conhecer o nosso projecto que promove a Agricultura Biológica na zona do Grande Porto e pretende implementar um conceito de produção local para consumo local.

Convidamos a visitar o nosso blog (www.raizesblog.blogspot.com).

Contamos ter a nossa página em breve pronta. (www.raizes.org)

Obrigado

Mané disse...

huuummmm... também quero! Também adoro aventuras gastronómicas! e está tudo com um óptimo aspecto! Parabéns!!!

Inês disse...

Uou, tantos sushi-experts nas redondezas :) Tens de fazer uma parceria com o Tato!

Bazar Barroco disse...

pois é, Inês, já pensei nisso... temos que fazer uma parceria para uma sushi-party!! ;)

anabela disse...

Que bom aspecto! Até tenho vergonha de dizer que ainda não experimentei... Mas tou tentada, ai tou, tou!

Ralpha disse...

xanissima, excelente blog como seria de esperar dessa cabecinha pensadora. Parabens pelos teus trabalhos são muito giros e criativos. Quanto ao Sushi (sushi baby) tens de partilhar isso.
Bj